Pular para o conteúdo principal

QUERO PERDER GORDURA!!! - PARTE 02



Saudações,

Vimos em outra postagem a questão da corrida na perda de gordura. Garanto que não é fácil, depois de malhar pesado, com consumo pesado de glicogênio (fonte de energia que provém dos músculos e do fígado), correr por 20 minutos. O organismo clama por fonte energética, e é aí que a massa gordurosa funciona como combustível para o corpo, que é o que todo mundo quer.

Sendo que tem que tomar cuidado com a hipoglicemia (pouco açúcar no sangue). Isso pode levar à tontura e até a desmaio. Caso haja necessário, deixe uma garrafinha de água com dextrose, pois, no sinal de tontura e mal estar, ela vai dar uma fortalecida em você. Há quem leve um pedaço de doce como fator de socorro (para esse propósito até serve, mas é bom ser evitado).

Pois bem, se conseguir correr 15, 20 minutos sem a necessidade de uso de carboidrato, com o passar do tempo, vamos perceber a definição corporal. E, durante o período pós corrida (cerca de 30 minutos), também há queima de gordura sem a necessidade de fazer nada (o organismo, por si só, vai fazendo essa queima). E só é depois desses 30 minutos é que eu estou consumindo a minha suplementação pós-treino (espero que o resultado seja melhor).

Bom, agora, não adianta malhar e correr se a alimentação não estiver adequada. E, na boa, é de extrema importância que saibamos diferenciar ÍNDICE CALÓRICO e ÍNDICE GLICÊMICO.

Enquanto ÍNDICE CALÓRICO é a quantidade de energia que um produto possui, ÍNDICE GLICÊMICO é a forma como essa energia vai sendo lançada no sangue (para ser transportado para as células). Exemplo, você pode consumir um alimento com 500 calorias e este liberar açúcar com muita rapidez no organismo (você vai sentir fome rapidinho). Você também pode consumir outro alimento, também de 500 calorias, só que este demora a liberar o açúcar no organismo (você se sente mais saciado por mais tempo).

Com base na explicação acima, você pode ter um consumo diário de 5.000 calorias e sentir fome, se os produtos forem de alto índice glicêmico, ou você pode consumir 2.500 calorias com produtos de baixo índice glicêmico e se sentir bem o dia todo. 

Mas em que isso vai interferir nas gordurinhas? Bom, o nosso organismo, em média, necessita de 3.000 calorias para efetuar todas as atividades que fazemos durante um dia inteiro (como respirar, andar, pensar, etc). Se você consumir mais caloria do que gastamos, vai ganhar mais peso (geralmente é mais peso em gordura). Se você consumir menos caloria do que gasta, vai perder peso (geralmente gordura).

Como nas embalagens de produtos não há menção do ÍNDICE GLICÊMICO, é bom utilizar a internet para que você saiba o que você está consumindo. Há uma reportagem que achei SHOW DE BOLA, cujo vídeo está no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=s3Xesanh-ww

Além de mostrar a glicemia de alguns alimentos, dá boa dica para quem quer consumir algum alimento de alto índice glicêmico e teme ganhar gordurinhas extras.

Também, podem acessar outros sites para conhecer os índices glicêmicos como:

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/270405/tabela_ig.html

Então, aliando o que vimos sobre corrida junto com o que tratamos neste post, você terá um melhor aproveitamento na sua luta contra a perda de gordura.

O link da primeira parte: http://lobocorrendo.blogspot.com.br/2013/08/quero-perder-gordura-parte-01.html

Bom, vou fazer um resumão:

1 - Correr/caminhar 40 minutos ajuda a queimar gordura (em geral, a partir do vigésimo minuto de atividade);
2 - Correr/caminhar 20 minutos após atividade de musculação também ajuda a queimar gordura (em geral, assim que começar a correr/caminhar);
3 - Em geral, gastamos 3.000 calorias por dia, e consumir menos que 3.000 calorias vai ajudar também na perda da gordura;
4 - O consumo de alimentos de baixo índice glicêmico ajuda manter saciedade, faz com que diminuamos a quantidade de comida consumida, além de combater vários tipos de doença como o diabetes.

Até a próxima!










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRÊS MESES APÓS O INÍCIO DO PROJETO

Saudações, seguidores do Lobo! Ontem, completei 3 meses desde quando decidi entrar em um novo projeto de vida, #Projeto21. Mesmo após os 21 dias de treino, continuo com atividades físicas e uma alimentação bem mais controlada (não sigo dieta alguma, apenas como o suficiente e evito alguns alimentos como pão comum e óleos). A cada dia, mais me surpreendo com os resultados que vou obtendo. O corpo está muito bem construído, mas sempre com espaço para evoluir. Estou na fase de começar a dar ênfase a exercícios calistênicos, e é nessa onda que estou embarcando. Voltarei a postar mais coisas, agora sobre calistenia. Seguidores do Lobo, sigam-me!

RITMO FORTE E ALIMENTAÇÃO CONTROLADA

Saudações, Tão difícil como manter uma boa pegada na academia é controlar a alimentação. É isso mesmo. Diante de tantas delícias, fica muito difícil entrar num ritmo de definição corporal. Outro fator importante é o conhecimento de dois índices: calórico e glicêmico. Caloria é fonte de energia que encontramos nos alimentos. Se consumimos menos calorias do que gastamos no dia a dia, há perda de peso. Ao contrário, se consumimos mais calorias, ganhamos mais massa (muscular ou de gordura). Mas, cuidado, há alimentos que são ricos em calorias e pobres em nutrientes. O índice glicêmico, como visto na postagem anterior, trata-se da circulação de açúcar no sangue. Quanto maior o índice glicêmico, maior a possibilidade de o açúcar não aproveitado na célula muscular virar gordura. No meu caso, além de estar começando a atentar para esses detalhes, também passei a fazer uso de termogênico líquido para auxiliar na queima de gordura. Usei 8 mililitros antes de começar a malhar. Bem ced...

ENTRANDO NA ÚLTIMA SEMANA DO #PROJETO21

Olá, seguidores do Lobo! Entramos, hoje, na terceira e última semana do #Projeto21. Lá se foram duas semanas de atividades e uma alimentação tranquila, saudável e gostosa. A experiência tem sido muito boa. Disponibilizo menos que 25 minutos do meu dia para fazer atividades que façam reflexo positivo em meu corpo (quer seja esteticamente, quer seja em termos de saúde). Sinto-me melhor, com redução de medida em apenas duas semanas (14 dias). Isso não é nem metade de um mês. Outro fator importante neste projeto é a questão da alimentação. Todos podem perceber que não me joguei em uma dieta com restrição ou controle de calorias e nem de tipos de alimentos. O que fiz foi evitar exagerar na quantidade, como também deixei de usar frituras (a não ser uma pequena omelete que acabei fazendo). Busco fazer minha alimentação ou cozida ou assada no forno. Também gosto de criar, de inventar comidas. Um dos objetivos futuros é a preparação de alimentos fáceis, com belo visual, gostosos e saud...