Pular para o conteúdo principal

QUERO PERDER GORDURA!!! - PARTE 01



Correr menos tempo e rápido ou mais tempo e lento?

Antes de responder a essa pergunta, é interessante saber em que circunstâncias você quer correr. Isso mesmo.

Então, vamos lá. Supomos que você não faça musculação e só quer perder gordura correndo. Nessa suposição, para que haja perda de gordura é necessário que se corra, pelo menos, entre 30 e 40 minutos em velocidade moderada ou lenta. Mas por que motivo? Simples: Nos 20 primeiros minutos, em média, a fonte de energia utilizada para que você corra vem dos músculos e do fígado (de uma substância chamada glicogênio). Após esse tempo, quando as reservas de glicogênio estiverem em baixa, é que se começará a ser utilizada a tão sonhada QUEIMA DE GORDURA, e, assim, as roupas vão começar a ficar folgadas e a definição muscular começará a aparecer (claro que não é instantâneo).

Há quem diga que se deveria fazer essa corrida pela manhã, em jejum, só tendo tomado meio litro de água assim que acordar (e, claro, levar um pedaço de doce para, caso aconteça tontura por causa da falta de glicose, seja de repositor instantâneo).

Vamos agora dizer que você faça atividades de musculação. Ora, essa atividade implica o uso do glicogênio. No final do treino, os níveis dessa fonte de energia estarão lá embaixo. Então, dessa forma, após o treino, correndo também de forma moderada, não vai demorar muito para começar a utilizar a gordura como sua DESEJÁVEL FONTE DE ENERGIA, e, assim, queimá-la. Dessa forma, bastam de 15 a 20 minutos de corrida para isso. É uma forma até de poupar tempo.

Bom, e com relação à corrida intensa? Essa, na verdade, é devoradora de massa muscular e praticamente não vai utilizar a gordura como fonte de energia. Então, para quem quer perder peso, ou melhor, gordurinha, o bom mesmo é a corrida moderada longa, ou média (quando se faz logo após a musculação).


E é só isso???? Não!!!! Há outros fatores muito importantes como índices calóricos e glicêmicos a serem tratados depois. Portanto, não vá sair comendo qualquer coisa, de qualquer jeito, pensando que só correr vai adiantar alguma coisa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRÊS MESES APÓS O INÍCIO DO PROJETO

Saudações, seguidores do Lobo! Ontem, completei 3 meses desde quando decidi entrar em um novo projeto de vida, #Projeto21. Mesmo após os 21 dias de treino, continuo com atividades físicas e uma alimentação bem mais controlada (não sigo dieta alguma, apenas como o suficiente e evito alguns alimentos como pão comum e óleos). A cada dia, mais me surpreendo com os resultados que vou obtendo. O corpo está muito bem construído, mas sempre com espaço para evoluir. Estou na fase de começar a dar ênfase a exercícios calistênicos, e é nessa onda que estou embarcando. Voltarei a postar mais coisas, agora sobre calistenia. Seguidores do Lobo, sigam-me!

RITMO FORTE E ALIMENTAÇÃO CONTROLADA

Saudações, Tão difícil como manter uma boa pegada na academia é controlar a alimentação. É isso mesmo. Diante de tantas delícias, fica muito difícil entrar num ritmo de definição corporal. Outro fator importante é o conhecimento de dois índices: calórico e glicêmico. Caloria é fonte de energia que encontramos nos alimentos. Se consumimos menos calorias do que gastamos no dia a dia, há perda de peso. Ao contrário, se consumimos mais calorias, ganhamos mais massa (muscular ou de gordura). Mas, cuidado, há alimentos que são ricos em calorias e pobres em nutrientes. O índice glicêmico, como visto na postagem anterior, trata-se da circulação de açúcar no sangue. Quanto maior o índice glicêmico, maior a possibilidade de o açúcar não aproveitado na célula muscular virar gordura. No meu caso, além de estar começando a atentar para esses detalhes, também passei a fazer uso de termogênico líquido para auxiliar na queima de gordura. Usei 8 mililitros antes de começar a malhar. Bem ced...

ENTRANDO NA ÚLTIMA SEMANA DO #PROJETO21

Olá, seguidores do Lobo! Entramos, hoje, na terceira e última semana do #Projeto21. Lá se foram duas semanas de atividades e uma alimentação tranquila, saudável e gostosa. A experiência tem sido muito boa. Disponibilizo menos que 25 minutos do meu dia para fazer atividades que façam reflexo positivo em meu corpo (quer seja esteticamente, quer seja em termos de saúde). Sinto-me melhor, com redução de medida em apenas duas semanas (14 dias). Isso não é nem metade de um mês. Outro fator importante neste projeto é a questão da alimentação. Todos podem perceber que não me joguei em uma dieta com restrição ou controle de calorias e nem de tipos de alimentos. O que fiz foi evitar exagerar na quantidade, como também deixei de usar frituras (a não ser uma pequena omelete que acabei fazendo). Busco fazer minha alimentação ou cozida ou assada no forno. Também gosto de criar, de inventar comidas. Um dos objetivos futuros é a preparação de alimentos fáceis, com belo visual, gostosos e saud...