Pular para o conteúdo principal

Alongar, Correr e Exercitar

PROCEDIMENTOS



Não são complicados de serem feitos. Você pode escolher fazer completo ou apenas alongamentos dos membros inferiores e a corrida. Vale lembrar que os alongamentos são essenciais para que se evitem lesões. Se os atletas profissionais não estão livres desse mal, imagine nós, mortais. Então vamos lá.

Alongamentos
Bastam 4 ou 5 minutos de alongamento para se preparar para a corrida. Durante esse período, alongue, principalmente, o tornozelo, a parte frontal das pernas e coxas. Em breve, estarei postando vídeo dos alongamentos que eu faço.

Corrida (parte 1)

O ideal é que corra em um ambiente onde o chão seja nivelado (rua asfaltada, pista de corrida, quadra de futebol). Fora desse padrão, o risco de lesão é muito grande. Depois, contarei o que aconteceu comigo, em um treino de rua, e que quase foi determinante para não deixar alcançar um grande objetivo de vida.
A corrida consiste em alternar 1 minuto de trote (corrida leve) com 1 minuto de corrida mais intensa (próxima de seu limite, nunca passando). São 5 ciclos, que darão 5 trotes e 5 corridas. Iniciando com o trote, você vai já aquecendo o corpo nesse primeiro minuto. Logo em seguida, na corrida mais intensa, você vai ter uma grande fadiga, mas vai ter o refrigério ao chegar o novo ciclo com o trote. Lembrem-se, são 5 ciclos, que darão 10 minutos.

Corrida (parte 2)

Ressalto aqui que esse projeto não visa tornar a pessoa em um atleta, mas sim dar condições de execução por qualquer tipo de pessoa.
É necessário que sejam executados os 5 ciclos cabalmente? Claro que não! Seria bom que a pessoa conseguisse até mais ciclos, mas isso será para outro tipo de Projeto. Neste em que estamos, se seu máximo forem 4 ciclos (4 trotes e 4 corridas), terá feito também um bom trabalho. Não menos que 4 ciclos e não mais que 5 ciclos, para este projeto.

Corrida (parte 3)

Há pessoas que não têm condições de correr por estar muito tempo parado. São pessoas que não estão doentes, mas, por seu sedentarismo, não têm muito fôlego. Então, o que fazer? Ao invés de correr, caminhe! Isso mesmo. Faça 5 ciclos, alternando 1 minuto de caminhada normal com 1 minuto de caminhada intensa. É necessário, no caso da caminhada intensa, que a pessoa sinta que está fazendo um grande esforço, mas sempre suportável.
Corrida (parte 4)
Para quem não gosta e não quer correr, depois, vou fazer um programa de atividades para substituir a corrida.

Atividades Físicas

Bom, para quem quer algo além de perder gordurinhas, ajudar a musculatura ficar mais firme, pode partir para atividades físicas depois de 3 minutos de caminhada leve para desacelerar o corpo após a corrida.
Entre essas atividades, podemos citar as flexões de braços de 4 apoios (para homens) e 6 apoios (para mulheres).
Farei um vídeo e um novo tópico para o blog sobre esse assunto.

Tempo utilizado

05 minutos de alongamento
10 minutos de trote/corrida
03 minutos de desaquecimento
05 minutos de exercícios
(Não chegam nem a 25 minutos)

Seguidores do Lobo, sigam-me.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRÊS MESES APÓS O INÍCIO DO PROJETO

Saudações, seguidores do Lobo! Ontem, completei 3 meses desde quando decidi entrar em um novo projeto de vida, #Projeto21. Mesmo após os 21 dias de treino, continuo com atividades físicas e uma alimentação bem mais controlada (não sigo dieta alguma, apenas como o suficiente e evito alguns alimentos como pão comum e óleos). A cada dia, mais me surpreendo com os resultados que vou obtendo. O corpo está muito bem construído, mas sempre com espaço para evoluir. Estou na fase de começar a dar ênfase a exercícios calistênicos, e é nessa onda que estou embarcando. Voltarei a postar mais coisas, agora sobre calistenia. Seguidores do Lobo, sigam-me!

RITMO FORTE E ALIMENTAÇÃO CONTROLADA

Saudações, Tão difícil como manter uma boa pegada na academia é controlar a alimentação. É isso mesmo. Diante de tantas delícias, fica muito difícil entrar num ritmo de definição corporal. Outro fator importante é o conhecimento de dois índices: calórico e glicêmico. Caloria é fonte de energia que encontramos nos alimentos. Se consumimos menos calorias do que gastamos no dia a dia, há perda de peso. Ao contrário, se consumimos mais calorias, ganhamos mais massa (muscular ou de gordura). Mas, cuidado, há alimentos que são ricos em calorias e pobres em nutrientes. O índice glicêmico, como visto na postagem anterior, trata-se da circulação de açúcar no sangue. Quanto maior o índice glicêmico, maior a possibilidade de o açúcar não aproveitado na célula muscular virar gordura. No meu caso, além de estar começando a atentar para esses detalhes, também passei a fazer uso de termogênico líquido para auxiliar na queima de gordura. Usei 8 mililitros antes de começar a malhar. Bem ced...

ENTRANDO NA ÚLTIMA SEMANA DO #PROJETO21

Olá, seguidores do Lobo! Entramos, hoje, na terceira e última semana do #Projeto21. Lá se foram duas semanas de atividades e uma alimentação tranquila, saudável e gostosa. A experiência tem sido muito boa. Disponibilizo menos que 25 minutos do meu dia para fazer atividades que façam reflexo positivo em meu corpo (quer seja esteticamente, quer seja em termos de saúde). Sinto-me melhor, com redução de medida em apenas duas semanas (14 dias). Isso não é nem metade de um mês. Outro fator importante neste projeto é a questão da alimentação. Todos podem perceber que não me joguei em uma dieta com restrição ou controle de calorias e nem de tipos de alimentos. O que fiz foi evitar exagerar na quantidade, como também deixei de usar frituras (a não ser uma pequena omelete que acabei fazendo). Busco fazer minha alimentação ou cozida ou assada no forno. Também gosto de criar, de inventar comidas. Um dos objetivos futuros é a preparação de alimentos fáceis, com belo visual, gostosos e saud...